Pesquisa mostra a influência genética no comportamento criminoso.






Quem influencia mais o comportamento social? o ambiente ou os genes? Essa pergunta já discutida em diversos trabalhos no meio científico vem a tona novamente agora sobre um olhar criminalístico. Será que os genes podem influenciar um comportamento criminoso??!?!? É o que um trabalho recentemente publicado na revista Criminology tenta desvendar.

O artigo intitulado "Examining the Genetic Underpinnings to Moffitt’s Developmental Taxonomy: A Behavior Genetic Analysis" aborda o assunto e procura entender se os genes podem ser a causa para se tornar um criminoso persistente, o qual se caracteriza pelo comportamento antissocial na infância e que depois progride para atos criminosos mais sérios.

A base para a pesquisa é a teoria taxonômica do desenvolvimento do comportamento antissocial de Terri Moffit. Segundo esta teoria são identificados na população três grupos: os infratores persistentes no decurso da vida, infratores limitados a infância e os não infratores. Mottif sugeriu que fatores ambientais, biológicos e genéticos podem levar uma pessoa a cair em um desses três grupos. A teoria ainda sugere que fatores genéticos tem um papel maior para o grupo dos infratores persistentes quando comparados com o grupo dos infratores limitados à infância.

O artigo apresenta dados de 4000 adolescentes que foram categorizados segundo as definições da teoria de Mottif. As informações foram então comparadas utilizando o método do estudo de gêmeos (twin study) cujo o desenho metodológico permite analisar quais fatores exerce maior influência no comportamento: o ambiente ou a genética.

Os dados do estudo demonstram que para o grupo de infratores persistentes a genética influencia mais no comportamento criminoso, enquanto no grupo dos infratores limitados a adolescência o ambiente é mais decisivo. Para o grupo dos não infratores não houve diferenças significantes entre os dois fatores.

Fonte: Adaptado de Forensic Magazine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video: Uso de luzes forense na busca de evidências

Perito Criminal - Função Essencial à Justiça

MPF/TO aciona Perito Criminal (ex-professor da UFT) por acumular cargos públicos