Quanto Ganha um CSI?



Diante do glamour das séries de televisão americana que abordam o trabalho criminal na local do crime, o que se vê é muito mais ficção do que realidade. Não se tem a devida noção do que é o trabalho no percurso das investigações incluindo as relativas as ciências forenses. Laboratórios bem equipados, casos de crimes sempre são solucionados e com extrema rapidez, o que na verdade não condiz com a realidade. A despeito deste cenário um fato curioso é qual o soldo de um profissional incubido de processar e analisar o local do crime nos Estados Unidos?? 
O site CSI Network, portal de troca de informações sobre o mundo das ciências forenses, disponibiliza também vagas de trabalho na área. Os anúncios estão divididos em 7 grandes grupos assim descritos:

Examinador de local de crime - os verdadeiros CSIs incluem técnicos de local e de evidência;

Informatica ou computação forense;

Laboratoristas forenses - incluem diversas especialidades para trabalhos em laboratório, como balística, DNA forense, toxicologia e química forenses;

Examinadores de impressão latente e outros.

 Segundo um dos anúncios um examinador de local de crime no estado da Georgia ganha entre 30 a 49 mil dólares por ano ou cerca de 60 a 98 mil reais. Isso equivale a 5 a  8 mil reais por mês. Entre as atribuições do cargo incluem:

coletar, processar e salvaguardar evidências do local do crime; 
produzir diagramas, fotografias e vídeos dos locais; 
processar impressões latentes de digitais; 
preparar testemunho na corte;
manter um sistema de arquivamento, entre outros...

Dentre os requisitos cita-se graduação em alguma área relacionada com justiça criminal ou ciências forenses junto com experiência mínima de 2 anos na área de investigação de cena do crime.
 Outro cargo de suma importância é o de  Latent Print Examiner ou examinador de impressões latentes que seria referente aos nossos papilocopistas tupiniquins. Um anúncio do Departamento de Polícia de Seattle, Washington para este cargo paga cerca de 5800 dólares, ou seja, mais de 11 mil reais por mês. Os requisitos incluem bacharelado em ciências físicas ou naturais com especialização em ciências forenses e criminalística.
Outro cargo anunciado é o de Forensic Scientist I - Forensic Biologist. Este anúncio é do Departamento de Justiça da Carolina do Norte para trabalhar no Laboratório de Biologia Forense com o objetivo de lidar com fluidos corporais como sangue por exemplo. No laboratório o empregado deve realizar testes de DNA para fins de prova. Deve trabalhar com a inserção de dados de DNA de condenados no CODIS e obter certificação individual consistente com os padrões internacionais ISO.
Os requisitos incluem bacharelado em ciências forenses com especialização em microbiologia, biologia molecular, bioquímica, genética, entre outros. O salário varia de 41 a 68 mil dólares anuais.

Comparativo entre a perícia forense no Brasil e nos EUA.

Observa-se quando se analisa o sistema forense americano é que este apresenta mais especialidades do que no Brasil e as exigências para os cargos são bem maiores. Isto porque nos EUA existem diversos cursos de graduação para a área de Ciências Forense oferecidos por universidades conceituadas. No Brasil o profissional é formado durante a academia de polícia com uma carga horária bem menor ensejando uma formação bem generalista daquele que vai trabalhar na área.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video: Uso de luzes forense na busca de evidências

MPF/TO aciona Perito Criminal (ex-professor da UFT) por acumular cargos públicos

Eletroplessão e as diversas formas de morrer eletrocutado.