Latent Print Webinar da Sirchie: Aprendendo um pouco sobre técnicas de levantamento de impressões


 


No dia 29 de janeiro tive uma experiência de aprendizado sobre impressões latentes. Trata-se de uma apresentação on line sobre impressões latentes disponibilizada pela SIRCHIE, uma das maiores empresas relacionadas a fabricação de equipamentos especializados para a área forense incluindo aqueles utilizados em locais de crime para identificação e coleta de impressões digitais, entre outros vestígios. Além disso, a empresa apresenta um calendário de treinamento e educação à distância na forma de cursos nas mais variadas áreas das ciências forenses.
Mas vamos ao que interessa. Através da página da Sirchie no Facebook tive conhecimento de uma apresentação sobre impressões latentes. Não pensei duas vezes. Registrei-me no evento e fiquei aguardando o dia e o horário. As 14 horas (horário de Manaus) o link foi liberado e tive acesso ao ambiente virtual. Foram cerca de 40 minutos, dois vídeos e slides sobre conhecimentos básicos e técnicas em impressões latentes. A plataforma utilizada foi a da WEBINAR junto ao CLICKMEETING. Esta é uma plataforma destinada a sessões de reunião ou eventos baseados em audio e vídeo conferência via web. Achei a ferramenta muito interessante! Apresenta diversas facilidades como tradução simultânea do chat, compartilhamento de seu desktop, enfim, um ambiente propício para treinamentos e apresentações que podem ser visualizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.





O vídeo é apresentado por Tom Curtis, Consultor da Sirchie, explanando sobre o entendimento básico dos fatores ambientais enquanto ajuda enterrar conceitos incorretos advindos do CSI Effect sobre impressões latentes, além das técnicas que ajudam a executar a melhor coleta possível desta importante evidência deixada na cena do crime. Um dos conceitos que as séries televisivas passam a respeito das impressões é que basta uma pessoa tocar uma superfície qualquer que os CSIs sempre conseguem uma identificação positiva. No mundo real isso não existe. Existem diversos fatores que são levados em conta durante o levantamento de impressões como os diferentes tipos de superfícies (rugoso, absorvente, etc.), as características nutricionais do indivíduo que está tocando a superfície bem como fatore ambientais que, juntos, podem interferir durante o processo de coleta de digitais.

Certificado pronto!

Pra surpresa minha recebi um certificado de participação no evento! O mesmo chegou alguns dias depois.



Comentários

  1. ezTalks is the world's leading online video conferencing provider that enables you to connect with people anywhere and anytime. Integrated with HD video conferencing, audio conferencing, screen sharing, content sharing, remote control and other powerful features, it can be widely applied to all industries
    join me screen recording
    how to make a group call on android
    can you group video call on skype

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Video: Uso de luzes forense na busca de evidências

MPF/TO aciona Perito Criminal (ex-professor da UFT) por acumular cargos públicos

Eletroplessão e as diversas formas de morrer eletrocutado.