Eletroplessão e as diversas formas de morrer eletrocutado.



Eletroplessão é a morte provocada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica de forma acidental. Pode ocorrer em alta tensão (raios e fios de distribuição) ou baixa tensão (meno de 600 volts), neste caso em poças de água ou roupa molhada. Uma série de imagens mostram como podemos ter uma morte horrível por causa da eletricidade e servem como aviso aos perigos cotidianos que podemos sofrer diante desta ameaça invisível. Ao todo são 30 formas de morrer eletrocutado algumas até cômicas. Só clicar no Link abaixo:


Os efeitos estimados da corrente elétrica contínua de 60 Hertz, no organismo humano, podem ser resumidos na tabela que se segue:
EFEITOS ESTIMADOS DA ELETRICIDADE
CORRENTECONSEQUÊNCIA
1 mAApenas perceptível
10 mA"Agarra" a mão
16 mAMáxima tolerável
20 mAParada respiratória
100 mAAtaque cardíaco
2 AParada cardíaca
3 AValor mortal
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizerem parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A.

A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000 Ohms. Quando molhada, porém, essa resistência cai para apenas 1.000 Ohms. A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500 Ohms. Veja estes exemplos numéricos: os 2 primeiros casos, referem-se à baixa voltagem (corrente de 120 volts) e o terceiro, à alta voltagem:

a) Corpo seco: 120 volts/100000 ohms = 0,0012 A = 1,2 mA (o indivíduo leva apenas um leve choque)
b) Corpo molhado: 120 volts/1000 ohms = 0,12 A = 120 mA (suficiente para provocar um ataque cardíaco)
c) Pele rompida: 1000 volts/500 ohms = 2 A (parada cardíaca e sérios danos aos órgãos internos).

Além da intensidade da corrente elétrica, o caminho percorrido pela eletricidade ao longo do corpo (do ponto onde entra até o ponto onde ela sai) e a duração do choque, são os responsáveis pela extensão e gravidade das lesões.

 Fonte: Wikipedia     
                http://uhull.virgula.uol.com.br/09/15/30-formas-de-morrer-eletrocutado/
               http://latrola.net/blok/30-formas-de-morir-electrocutado-riesgo-en-imagenes
               http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/eletric.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video: Uso de luzes forense na busca de evidências

MPF/TO aciona Perito Criminal (ex-professor da UFT) por acumular cargos públicos