Mudança nos níveis de expressão gênica em tecidos pode ser utilizado para determinar o tempo de morte em cadáveres




Conhecer o tempo da morte ou intervalo pós mortem (IPM) é uma informação crucial no curso de uma investigação de homicídio. Métodos normalmente utilizados visam observar as transformações cadavéricas e, a partir delas, tentar estimar o tempo decorrido após a morte. A tríade da morte, como é conhecido as três alterações muito utilizadas para determinação do IPM são Livor, Algor e Rigor, os quais fazem referências ao aparecimento de manchas hipostáticas, perda de temperatura do corpo e rigidez muscular, respectivamente.

A genética, que é utilizada na prática pericial para determinação de identificação humana de fluídos biológicos coletados na cena de um crime, agora pode ser utilizada também para determinação do IPM. Isso graças uma extensa e nova pesquisa sobre a atividade genética do tecido humano após a morte!!!



Um grande consórcio de geneticistas e biólogos moleculares tem medido a atividade genética de tecidos de pessoas vivas e mortas. Já foi descoberto que alguns genes se tornam ativos após a morte enquanto outros diminuem sua expressão. Em animais, a presença de atividade genética foi observada em até 4 dias após a morte. Essas expressões genéticas pós mortem estão sendo chamadas de tanatotranscriptoma. clique aqui para baixar .

A partir da análise de mais de 9000 amostras de 36 tecidos diferentes, os dados mostraram que cada tecido apresenta um padrão distinto de atividade genética ao longo do tempo e que essas alterações podem ser úteis para determinação do IPM. Com esses dados foi desenvolvido um software capaz de predizer o tempo de morte com base nos padrões de expressão genética. A maioria das alterações na atividade genética acontece entre 7 a 14 horas após a morte quando, então, os padrões de expressão parecem estabilizar clique aqui para baixar o arquivo.

Esse software é o primeiro a aproveitar as informações do tanatotranscriptoma para fins criminais.

Fontes:
 http://www.sciencemag.org/news/2018/02/changes-gene-activity-may-one-day-reveal-time-death-crime-victims?utm_campaign=news_daily_2018-02-13&et_rid=386969651&et_cid=1848876
 https://www.biorxiv.org/content/early/2016/06/11/058305

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video: Uso de luzes forense na busca de evidências

MPF/TO aciona Perito Criminal (ex-professor da UFT) por acumular cargos públicos

Eletroplessão e as diversas formas de morrer eletrocutado.